Programa de Educação Continuada

  • Programa de Educação Continuada em atendimento de emergências e parada cardiorrespiratória

    Data

    06/04/2013

    Coordenação

    Dr. André Gustavo M. Ferreira
    Cardiologia
    Dra. Danielle Reis de A. Ferreira
    Cardiologia
    Dr. João Pereira Junior
    Anestesiologia

    Galeria de Imagens

    clique para ampliar

    Atualmente o fator mais relevante que influencia o cliente na escolha do local para realização de uma cirurgia plástica é a estrutura de segurança que o centro médico oferece para o atendimento em situações de emergências, especialmente a parada cardiorrespiratória (PCR), ocorrida durante ou após o ato cirúrgico.

    Foi assim, pensando na segurança de seus clientes, que o Instituto Capital Brasil desenvolveu uma avançada estrutura hospitalar para atendimento de emergências, unindo tecnologia de ponta com uma equipe de profissionais especializados, incluindo enfermeiros, fisioterapeutas, médicos anestesistas, médicos cardiologistas e médicos plantonistas, que ficam disponíveis 24 horas para o atendimento dos clientes internados.

    O Instituto dispõe de uma moderna sala de recuperação anestésica dentro do próprio centro cirúrgico com todos os recursos necessários para acompanhamento no pós-operatório imediato. Além disso, dispõe de dois leitos de terapia intensiva equipados com aparelhagem de última geração (equipamento de ventilação mecânica, monitor com multiparâmetros, cardiodesfibrilador, kit de marcapasso, entre outros) que são reservados exclusivamente para o atendimento de situações de emergência.

    Hoje sabemos que a melhor maneira de aumentar a sobrevida de qualquer cirurgia é prevenir a ocorrência de uma PCR. Por isso, o reconhecimento da deterioração clínica e a intervenção imediata para evitar este desfecho são os aspectos mais enfatizados durante os cursos de treinamento dos profissionais de saúde.

    Em sintonia com as últimas diretrizes de atendimento de emergências cardiovasculares e ressuscitação cardiopulmonar da American Heart Association (AHA)1, que recomendam atualizações constantes das equipes de saúde com treinamentos específicos para atendimento de PCR, o Instituto Capital Brasil criou um programa de educação continuada em atendimento das situações de emergências dentro do instituto, onde serão ministrados cursos periodicamente a todos os profissionais de saúde envolvidos no atendimento aos pacientes.

    Os cursos são ministrados por médicos cardiologistas com treinamento em Suporte Avançado de Vida em Cardiologia (ACLS) certificados pela AHA, que enfocam o reconhecimento e atendimento imediato de situações clínicas de emergência (tromboembolismo pulmonar, síndromes coronarianas agudas, arritmias cárdicas, urgências hipertensivas, etc), assim como o treinamento teórico-prático do suporte básico e avançado de vida no atendimento de uma PCR. Nas aulas são demonstradas e enfatizadas a importância das compressões torácicas de alta qualidade, o uso de material de ventilação, o manuseio dos desfibriladores, o uso de drogas vasoativas e o fluxograma de atendimento dos pacientes em situações de emergência.

    Com toda esta estrutura de segurança disponível, os riscos de complicações das cirurgias são minimizados, e as eventuais emergências serão prontamente atendidas e resolvidas da forma mais rápida e eficaz.